terça-feira, 22 de abril de 2008

As tribos que a Folha de S.Paulo não mostrou

A Folha de S. Paulo publicou ontem reportagem sobre uma comunidade para portadores de doenças. Mas, Patients like me não é a única comunidade que reúne pacientes de patologias.

Em Patients like me (pacientes como eu), a comunidade de pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) tem 682 integrantes. Na página principal, as listas dos medicamentos mais tomados (Atripla, Truvada e Ritonavir) e a dos sintomas mais observados (fadiga, depressão e ansiedade). Na página de cada paciente, foto, ano de infecção, gráfico com o acompanhamento do CD4 e carga viral, as drogas prescritas, os primeiros sintomas, entre outros gráficos. Apenas quatro brasileiros estão registrados na comunidade, mas seus perfis não estão disponíveis.

A HIV/Aids Tribe (HIV/Aids Tribo) não traz gráficos, medicamentos nem lista de sintomas, mas tem galeria de fotos, amigos, grupos, fóruns e jogos on-line. A Webtribes, empresa responsável pela iniciativa, reúne comunidades para usuários de drogas, depressivos e ansiosos, separadamente. “Nós acreditamos que indivíduos se empoderam para se ajudar e aos outros quando sentem que são parte de algo maior”, afirma.

A Tribo, que é como seus integrantes chamam a comunidade, conta com mais de 3 mil pessoas cadastradas de todo o mundo. O portal tem sala de bate-papo, a possibilidade de mudar a cor do fundo do perfil, além de incluir lista de músicas, blogs, enquetes, lista de eventos e jogos. Na tribo há 19 brasileiros (tô lá!), não necessariamente PVHA porque a comunidade é para pessoas afetadas e infectadas. Patients like me e HIV/Aids Tribe não substituem médicos e os demais profissionais de saúde, mas são espaços de socialização interessantes da globalizada sociedade da informação.

No Brasil, o portal da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV e Aids (RNP+) também tem sala de bate-papo. Mas a RNP+ tem tom mais político. Além de reproduzir diariamente as notícias sobre aids publicadas em português, eventualmente traz artigos de PVHA e entrevistas com ativistas da causa no Brasil. E tem nos documentos de seminários, nas atas das reuniões de suas representações e seu colegiado nacional, sua referência mais importante.

Além disso, estas Saudaids reúne blogs de PVHA brasileiras. É só clicar em Blogosfera PositHIVa.

Nenhum comentário: