Com uma câmera na mão e sem nenhuma idéia na cabeça, o casal ficou espantado com o interesse das meninas pelas obras da artista plástica brasileira Adriana Bertini, que expunha vestidos confeccionados com camisinhas tingidas, rejeitadas pelo controle de qualidade das indústrias de preservativos.
A partir do interesse das filhas, que na época tinham 4 e 6 anos, os ativistas tiveram a idéia, agora transformada em filme, de produzir um documentário no qual as meninas fazem perguntas clássicas a cientistas e ativistas da luta contra a aids. Mas, se as perguntas podem parecer comuns, tais como o que é HIV, como se pega aids, as respostas é que fazem toda a diferença, pois exigem que especialistas “traduzam” seus vocabulários a uma linguagem apropriada para crianças.
Apresentado em festivais de cinema e elogiado pela crítica especializada, “Please Talk to Kids about Aids” (Por favor fale com as crianças sobre aids) ganhou o prêmio de melhor curta documentário do Great Lakes Film Festival e o prêmio de melhor serviço público e comunitário do Everglades da África do Sul, ambos no ano passado. Com 26 minutos, o filme pode ser baixado gratuitamente no site linkado acima. Pena que ainda não tem legendas em português. Mas já é um começo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário