quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Atravessando oceanos

Apresentei estas SaudAids em junho no VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS sob o título de “Blogosfera PositHIVa: uma experiência em rede”. Agora, a idéia de reunir na seção outros blogs de pessoas vivendo com HIV e AIDS atravessa o Atlântico e ancora em dois blogs portugueses.

O blog Tempo de Janela reformulou seu visual e aderiu à Blogosfera PositHIVa. Escrito por três portugueses que vivem com SIDA em além-mar, Mié, uma das blogueiras já esteve aqui e fez comentários. Sidadania Portugal, blogado pelo Alex, da equipe do Tempo de Janela, também fez o mesmo. Ontem recebi um e-mail dele perguntando se poderia usar o título Blogosfera PositHIVa. Fiquei simplesmente lisonjeado.

Além de reunir blogs de outras pessoas vivendo com HIV/AIDS, a Blogosfera PositHIVa pode ser traduzida como um ato de apoio à luta pela vida de algumas dessas pessoas que não têm com quem colocar suas alegrias, tristezas, angústias e insights pessoais e o fazem anonimamente pela blogosfera.

Como numa rede, tecemos virtualmente laços de solidariedade para atravessar não apenas o Atlântico, mas os oceanos de estigma, preconceito e discriminação às pessoas que vivem com HIV e AIDS/SIDA.

7 comentários:

Unknown disse...

Olá Paulo.
Como te disse, a lisonja é toda nossa.
Mmmm...e a preguiça também, porque nem sequer te respondi depois ao e-mail nem publicamos nada ainda sobre o assunto. Olha, vou-me desculpar com a mudança, todos aqueles moveis e sofás de um lado para o outro deram-me cabo da espinha. É quase a verdade, pq no meu caso n foi só o visual do T.J. mas também a revisão total dos meus blogs pessoais. Sinto-me esgotado e queria escrever "aquele" texto sobre o assunto, quero muito, também, falar contigo sobre as minhas ilustrações sobre a terapeutica, e por ai... Tb há uma serie de novidades no blog que n foram referenciadas....Pffff, deixa-me ganhar folgo.
Bem, chega de justificações.
Mais que usar o titulo tencionamos dar-lhe vida também...
Mas agora bloquei numa passagem do teu artigo.
"Anónimo", eu??
Bem, sim, é verdade, realmente n tenho a minha foto no blogger (uf, mais uma para a lista das coisas a fazer) e n assino com o meu nome completo. Acho Alexandre Lopes demasiado formal, eu ate assino sempre com "A" pequeno...alex Lopes parece marca de graxa para sapatos Espanhola ou Mexicana...ficou alex, mesmo.
Sempre foi, desde criança.
Mas claro, estou a pensar pequeno como o meu Pais. Portugal tem menos habitantes que a cidade de S. Paulo, Lisboa, a capital e onde eu vivi toda a minha vida até há 5 anos atrás, n chega aos 2 milhoes.
Seropositivos somos uns 115 mil, se n me engano...
Como tambem estive envolvido em algumas ONGs cá do sitio, como nunca escondo a minha seropositividade (como sou deficiente em resultado das sequelas da toxoplasmose, as pessoas assim que ganham alguma confiança comigo perguntam-me sempre o k se passou,se é de nascença. "nop, da heroina directo à SIDA, sem intervalos" é invariavelmente a minha resposta. Dependendo da reacção, sei com o q posso contar no futuro), nunca me passou pela cabeça ser considerado anónimo.
Mas tens razão, claro. Alex quem?
Bom, espero q a foto ajude a resolver o assunto, porque nunca irei assinar com nome de graxa...
Hombre, que no me gusta, conõ!
Bem, já n digo coisa com coisa, aqui deste lado ja sao 5 da manha.
Para quem devia estar a reunir forças, é um bocado tarde... Demais.
Um forte abraço e mais uma vez que nunca é demais:
Obrigado pelo teu interesse!
Com amizade,
Alexandre Fontes Lopes

maria vital disse...

Olá Paulo.

Primeiro de tudo obrigada por nos podermos juntar a este teu projecto "Blogosfera PositHIVa".
Como a alex disse a lisonja é nossa.

Usando as tuas palavras______

"Como numa rede, tecemos virtualmente laços de solidariedade para atravessar não apenas o Atlântico, mas os oceanos de estigma, preconceito e discriminação às pessoas que vivem com HIV e AIDS/SIDA."

_________mando-te daqui um beijo

Paulo Giacomini disse...

Olá alex, não és tu o anônimo. São outros que estão na Blogosfera PositHIVa... Mas isso é um processo mesmo. O amigo Tiago+ começou assim, passou a assinar Tiago Quintana e atualmente assina como Henrique, nome verdadeiro.

mié, contigo, dezenas de portugueses têm chegado a estas Saudaids. Como escrevi ao alex, houve um período que tive mais acessos de Portugal que do Brasil...

recebam meu beijo eu meu abraço.

maria vital disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
maria vital disse...

Paulo

Ainda bem que atravessaram o oceano para te visitar. É esse o mundo interessante da blogosfera, torna o mundo mais pequeno e mais unido.

Bom fim de semana também para ti

beijo


off tópic:

Upsss

cometi uma gafe sem querer...

não é a alex

é o alex!!!!

que não hajam dúvidas :)

ALEXANDRE GONÇALVES DE SOUZA disse...

Boa tarde Paulo, tomei conhecimento do seu blog atravéz de uma amiga que visitou o meu(mié), estou aqui fazendo uma visita e, se vc não se importar gostaria de colocar o endereço do seu blog, nos meus links de sugestões. Se vc tiver um tempinho, faça-me uma visita e fique a vontade para sugerir melhoras no meu espaço ok? Um grande abraço.

Paulo Giacomini disse...

Olá Alexandre,
Obrigado pelo link recomendado. Também adicionei seu blog na Blogosfera PositHIVa. Assim que eu tiver um tempinho, vou dar uma olhada mais atenta no seu blog, ok?
Um grande abraço!