terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Aids em campanha

O bacanal da foto ao lado é uma das imagens da campanha da ONG francesa Sidaction. Elogiado por publicitários em posts pela blogosfera, o filme traz tórridas cenas de uma orgia fenomenal. Homens com homens, homens com mulheres, mulheres com mulheres. Em preto e branco, uma mulher cai em um buraco negro. Depois, um homem cai sobre corpos. A câmera se afasta e o que se vê é uma ampulheta. Na parte de cima, os corpos coloridos, ainda na orgia. Na parte de baixo, em preto e branco, corpos congelados pela morte. Em seguida, a frase “no mundo, uma pessoa morre de aids a cada 10 segundos”. Logo depois, o pedido de doação para a ONG.
A campanha brasileira do Dia Mundial de Luta contra a Aids de 2007, produzida pelo Ministério da Saúde, tinha dois filmes com a cantora Negra Li, além de três cartazes. Em um dos filmes, produzido para jovens gays, o pai diz ao filho para ele não esquecer da camisinha, pois ele [o filho] não sabia se o novo namorado levaria a camisinha. No outro filme, uma mulher jovem levava o namorado para dormir em casa e a mãe dava a ela uma camisinha.
Negra Li irrompia nos dois filmes lembrando espectadores e espectadoras que aquelas cenas poderiam ser irreais, mas que na realidade não se podia esquecer a camisinha. A cantora também aparecia em dois dos três cartazes produzidos para jovens (mulheres, gays e jovens vivendo com aids).
No próximo dia 27, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lança o filme de prevenção à aids para o carnaval 2008, produzido para a TV. Com o slogan “bom de cama é quem usa camisinha”, a campanha também contém adesivos e bandana com o mesmo slogan. Cartazes para pontos de ônibus, e para banheiros – masculinos e femininos – também estão entre as peças produzidas, além de um jingle para estações de rádio.
Como a campanha do Ministério da Saúde para o carnaval de 2008 é divulgada em pílulas, volto a este assunto após o lançamento. Pois, ainda que eu saiba o roteiro do filme e tenha fotos dos cartazes, como estive na discussão da campanha estou eticamente impossibilitado de comentá-la. Pelo menos até domingo.

Um comentário:

Unknown disse...

Paulo, parabéns pelo blog, ja adicionei a meus favoritos, virei sempre! bjs e sucesso sempre!!!
e pra quem quiser ver o filme mencionado:
http://www.lepoison.com/sidaction/