sábado, 4 de abril de 2009

Fórum virtual debate prevenção da AIDS

Começa mais uma iniciativa inédita no Brasil. O Programa Nacional de DST e AIDS (PN-DST/AIDS) do Ministério da Saúde lança nesta segunda-feira (06), o Prevenção na Rede: Fórum Virtual de DST e AIDS, que debaterá com a sociedade, na internet, experiências inovadoras na área de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

Para a discussão, foi criado um espaço na internet organizado em salas específicas (veja abaixo), nas quais serão debatidos os desafios para o enfrentamento da epidemia. Com a ação inédita, o PN-DST/AIDS “avança na construção de políticas que respondam ao momento atual dessas doenças”. Os debates vão até 29 de abril e o fórum estará aberto para consulta até setembro.

A expectativa é que participem gestores e profissionais de saúde, educadores, ativistas, pesquisadores e demais interessados. Para fazer parte, basta acessar o site do PN-DST/AIDS nesta segunda-feira, dia do lançamento do fórum virtual. O internauta terá acesso a vídeos, artigos científicos, protocolos, diretrizes e outros documentos sobre prevenção e também a troca experiências por todo o Brasil sobre os temas mais desafiadores da prevenção. Entre os destaques da programação, às quartas-feiras, estão previstos bate-papos com especialistas.

“Num cenário de epidemia dinâmica, as estratégias de prevenção precisam ser construídas e reconstruídas ao longo do tempo, respondendo às necessidades dos grupos mais afetados e adotando novos recursos disponíveis”, afirma a diretora do programa, Mariângela Simão.

Ela justifica que “diferentemente dos primeiros anos da AIDS o desafio que está posto hoje é responder a uma epidemia ainda concentrada, mas com a maior parte dos casos por transmissão heterossexual e com um aumento significativo da qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e AIDS”.

O trabalho será concluído no Encontro Nacional sobre Prevenção das DST/Aids, que será realizado 29 de abril e transmitido pela internet. Nesse dia, especialistas em prevenção irão debater com o Programa Nacional, em Brasília, as principais contribuições do fórum. Participantes de todo o Brasil também poderão interagir, enviando comentários. A organização do evento estimula que cada cidade se articule para participar do dia 29 de abril e dar continuidade à discussão no nível local, mesmo depois do encerramento do fórum.

As salas de discussão do Prevenção na Rede: Fórum Virtual de DST e AIDS:
- Informação muda comportamento?
- Tecnologias biomédicas: remediar é prevenir?
- Como o CTA pode ajudar no acesso universal à prevenção?
- Atenção Básica: solução para o acesso universal à prevenção?
- Quebrando tabus: dst/aids é assunto para crianças e jovens?
- Prevenção e religião: conflitos ou contribuições?
- Sexo, prevenção e viver com HIV
- Álcool e outras drogas: prevenção é para os "lúcidos”?
- Acesso ao teste de HIV: onde estão as oportunidades?
- A sociedade civil e o acesso universal à prevenção
- De quem é a decisão de se prevenir?
- DST: como encarar esse problema?

Um comentário:

Ganhando Referidos Para PTC Com Meu Pilóto Automático disse...

Olá parabéns é de muita utilidade o seu blog parabéns e susseço Antonio