quarta-feira, 2 de julho de 2008

Campanha do São João da PB respeita o povo

O Estado da Paraíba orgulha-se de festejar em Campina Grande, maior cidade do interior nordestino brasileiro, o “Maior São João do Mundo”. A gerência de DST/AIDS paraibana acredita na mensagem da comunicação de massa; corrobora com a opinião que as campanhas de prevenção têm de ser regionalizadas e continuadas, e o vídeo “Sem camisinha não faça, sem camisinha não queira” é um bom exemplo.

Lançada no dia dos namorados, a campanha foi elaborada em preto e branco a partir das xilogravuras da popular literatura de cordel nordestina. Além do vídeo, a mensagem de promoção do sexo seguro foi acompanhada de 50 mil folhetos de cordel e 50 mil bandeirolas, distribuídas nas principais cidades que festejaram o São João.



No cordel, de autoria do poeta Oliveira de Panelas, um dos mais reconhecidos cordelistas do país, dicas de redução de danos para o consumo de álcool, a promoção do uso do preservativo visando a prevenção das DST/HIV/AIDS e da gravidez não planejada.

Para o secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Almeida, a campanha teve lançamento no dia dos namorados “por ser uma data simbólica e estratégica no calendário junino para se promover a saúde sexual e reprodutiva”. Para mim, a campanha traduz o respeito dos governantes eleitos pelo seu povo.

PS: Faltou o exemplo de continuidade das campanhas paraibanas. Disponibilizei outras duas, ambas de 2008 no You Tube: Brinque a Micarande com responsa e Carnaval com responsa.

2 comentários:

OSWALDO disse...

MUITO
BOM!!
Parabéns.

Pedro disse...

SHOW-DE-BOLA!!!
Nota:10