A América Latina é o terceiro continente com as maiores incidência e prevalência de AIDS no planeta, só perdendo para África e Ásia, respectivamente. Por isso, uma parceria entre 13 emissoras de televisão de 13 países latino-americanos lançou nesta quarta-feira, 13 histórias de pessoas que vivem com HIV e AIDS (PVHA) no continente, com a campanha “Paixão pela Vida”.
Das 13 histórias contadas, três são de brasileiros: o ator Cazu Barroz, que vive com HIV há 20 anos e foi protagonista da Campanha do Dia Mundial de Luta contra a AIDS do Ministério da Saúde em 2007, a dona de casa Jucimara Moreira e a educadora e atriz Cilene Sá. Todas as histórias têm o mesmo formato: vídeos de 30 segundos e de um minuto, além de spots para rádio.
No Brasil, “Paixão pela Vida” tem o apoio da Rede Globo de Televisão, uma das fundadoras da Iniciativa de Mídia Latino-Americana sobre AIDS (IMLAS, na sigla em espanhol). A iniciativa, criada em janeiro deste ano por uma coalizão das 13 maiores emissoras de radiodifusão na América Latina, tem apoio do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Fundação Huésped, The Kaiser Family Foundation. Lançada fevereiro, a IMLAS tem por objetivos fortalecer e aumentar a efetividade da contribuição dos meios de comunicação, em resposta à AIDS, além de desenvolver uma resposta coordenada da mídia.
A campanha, que pretende fazer parte de uma resposta da América Latina ao HIV pode ser vista no site Paixão pela Vida, onde podem ser assistidos aos vídeos, acessadas as histórias pessoais, baixar wallpapers, jogar games online, buscar informações sobre o HIV e a AIDS e os locais para fazer o teste que detecta anticorpos para o HIV no sangue.
Assim como as emissoras de radiodifusão e os demais parceiros, esperamos que essa resposta latino-americana possa contribuir para diminuir a incidência de HIV na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário