quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Atravessando oceanos

Apresentei estas SaudAids em junho no VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS sob o título de “Blogosfera PositHIVa: uma experiência em rede”. Agora, a idéia de reunir na seção outros blogs de pessoas vivendo com HIV e AIDS atravessa o Atlântico e ancora em dois blogs portugueses.

O blog Tempo de Janela reformulou seu visual e aderiu à Blogosfera PositHIVa. Escrito por três portugueses que vivem com SIDA em além-mar, Mié, uma das blogueiras já esteve aqui e fez comentários. Sidadania Portugal, blogado pelo Alex, da equipe do Tempo de Janela, também fez o mesmo. Ontem recebi um e-mail dele perguntando se poderia usar o título Blogosfera PositHIVa. Fiquei simplesmente lisonjeado.

Além de reunir blogs de outras pessoas vivendo com HIV/AIDS, a Blogosfera PositHIVa pode ser traduzida como um ato de apoio à luta pela vida de algumas dessas pessoas que não têm com quem colocar suas alegrias, tristezas, angústias e insights pessoais e o fazem anonimamente pela blogosfera.

Como numa rede, tecemos virtualmente laços de solidariedade para atravessar não apenas o Atlântico, mas os oceanos de estigma, preconceito e discriminação às pessoas que vivem com HIV e AIDS/SIDA.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Vídeo ajuda SP a se prevenir contra o HPV

Termina hoje em São Paulo a exibição de mais um vídeo elaborado e produzido pelo Programa Municipal de DST/AIDS da cidade mais populosa do país. A prefeitura elegeu esta a VI Semana de Municipal de Prevenção ao HPV, doença sexualmente transmissível (DST) que pode transformar-se em câncer de colo de útero nas mulheres e câncer peniano nos homens.

Segundo o PM-DST/AIDS de São Paulo, o HPV está vinculado a quase 100% dos casos de câncer de colo de útero e a quase 50% dos casos de câncer peniano, mas também pode ser responsável pelo câncer anal. Mais conhecido como crista de galo, o Papilomavírus Humano é chamado de condiloma acumulado pelos médicos, por se apresentar, em estágio avançado como uma couve-flor.

A exibição do vídeo teve início na segunda-feira (08) na Rede São Paulo Saudável, que conta com mais de 500 televisores nos postos da rede pública municipal de saúde. Com cerca de 30 segundos, o vídeo é mais bem produzido e tem um timing melhor que o primeiro (veja abaixo). Sem inovações a peça cumpre o papel de informar e orientar. Ponto para a comunicação visual e para a equipe de comunicação do Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo.

Para assistir ao vídeo sobre o HPV acesse o site do Programa. O PM-DST/AIDS de São Paulo também tem um endereço no Second Life. A sede virtual do Programa pode ser visitada no endereço MLBR Ilha Anhangabau 1 - 140,116,37.

Bolivianas

A Bolívia vive uma de suas piores crises institucionais deste século, deflagrada pelos conflitos gerados com a maior ou menor receita de imposto das regiões para o governo federal, proposta pelo presidente Evo Morales.

Na semana passada, recebi a nota “Unidade na Diversidade”, elaborada ao final do 8° encontro boliviano de pessoas vivendo com HIV/AIDS realizado em Tarija no final de agosto, onde anteontem houve depredação de parte do gasoduto Brasil-Bolívia. Emocionante, o documento já previa o confronto entre bolivianos e, de tão forte, traduzi para o português e o publiquei na página da RNP+ Brasil. Sobre a tradução e publicação do texto, Gracia Violeta Ross, representante nacional da REDBOL (Rede Boliviana de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS) disse que devemos aprender a lutar contra os verdadeiros inimigos [que no caso das pessoas soropositivas é o HIV]. “Bolívia está a ponto de dividir-se por causa do poder”, escreveu ela.

Hoje recebi o link de spot com a assinatura do Ministério da Saúde e dos Esportes da Bolívia contra a homofobia e a transfobia. Entre a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), o ódio dirigido à comunidade é um dos principais fatores de vulnerabilidade ao HIV. Na Conferência de AIDS do México, o coordenador do Programa de AIDS mexicano disse numa plenária que homossexuais masculinos têm na América Latina 30% a mais de chances de contrair o HIV do que em outros continentes.

Veiculado na Bolívia por ocasião do Dia Mundial contra a Homofobia e a Transfobia (17 de maio) e Dia Mundial do Orgulho Gay, Lésbico e Trans (28 de junho), o spot tem 43 segundos e foi incorporado nesta semana ao YouTube.



Não conheço a Bolívia, mas imagino que a maioria dos bolivianos seja tão machista quanto a maioria dos brasileiros. Por isso, o spot me surpreendeu. Feito com testemunhais de homens e mulheres, jovens e maduros, lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, a peça marca delicadamente a luta contra o preconceito e o estigma não apenas no país andino, mas em toda a América Latina.